TIPOS DE
GABIÕES
GABIÕES TIPO CAIXA GALVANIZADOS
São elementos com a forma de prisma retangular constituídos por uma rede metálica hexagonal à dupla torção. O fio utilizado é o de aço BTC (baixo teor de carbono) revestido com a liga Zn-Al. Em todas as extremidades a rede é reforçada com fios de diâmetro maior que aquele usado na rede para robustecer a armação metálica e facilitar a sua colocação na obra. Os gabiões são subdivididos em celas mediante a inserção de diafragmas cuja função é fortalecer a estrutura e facilitar as operações de enchimento. Os diafragmas possuem as mesmas características da rede que constitui o gabião e são fixados diretamente na tela de base durante o processo de fabricação
GABIÕES TIPO CAIXA GALVANIZADOS REVESTIDOS COM PVC
Possuem todas as características dos gabiões galvanizados, porém o fio, antes da fabricação da rede, passa por um processo de revestimento com uma camada contínua de PVC (Policloreto de Vinila) de espessura de 0,40 a 0,60mm. Desta forma, obtém-se total defesa contra qualquer possível corrosão, preservando o gabião quando empregado em ambiente marítimo ou altamente agressivo.
Gabiões tipo colchão galvanizados revestidos com PVC
São elementos com a forma de prisma retangular constituídos por uma rede metálica hexagonal à dupla torção. O fio utilizado é o de aço BTC (baixo teor de carbono) revestido com a liga Zn-Al. Em todas as extremidades a rede é reforçada com fios de diâmetro maior que aquele usado na rede para robustecer a armação metálica e facilitar a sua colocação na obra. Os gabiões são subdivididos em celas mediante a inserção de diafragmas cuja função é fortalecer a estrutura e facilitar as operações de enchimento. Os diafragmas possuem as mesmas características da rede que constitui o gabião e são fixados diretamente na tela de base durante o processo de fabricação.
CARACTERÍSTICAS
TÉCNICAS
As características técnicas principais de uma estrutura em gabiões são:
Estruturas Armadas:
Capazes de resistir a todos os tipos de esforços e, sobretudo, de trabalhar sob tração. Consequentemente, consideram-se os gabiões não como uma simples embalagem colocada uma perto da outra, mas como um conjunto homogêneo e monolítico com as dimensões apropriadas para receber as mais equilibradas condições de resistência.
Estruturas Flexíveis:
Aptas a absorver esforços não previstos. Esta é uma das vantagens principais dos gabiões: as estruturas, deformando-se, não diminuem sua resistência, porque se adaptam aos movimentos do terreno, descarregando neste as forças a que estão sujeitas.
Estruturas Drenantes:
Capazes de drenar as águas de infiltração nos terrenos, eliminando um dos principais fatores de instabilidade. Obtém-se desta forma o beneficiamento dos terrenos, melhorando-se suas características físicas e mecânicas.
Estruturas Ecológicas:
Não causam um impacto no meio ambiente, restabelecem a paisagem primitiva fornecendo uma ótima resposta aos requisitos ambientais. Sua capacidade drenante contribui não somente para estabilização do solo como também propicia o crescimento da vegetação típica da região, mantendo inclusive o equilíbrio do ecossistema local.